4 dicas para manter a saúde dos olhos

olho

O mundo entra em nossa vida pelos nossos sentidos. Se um deles não funciona, ou funciona mal, uma informação fica faltando na compreensão de um momento, por exemplo.

Uma dessas portas de entrada é a visão. Os órgãos desse sentido são os olhos, normalmente lembrados quando uma enfermidade qualquer os atinge.

Conjuntivite, terçol, cisco, irritação, ou mesmo anomalias, como, miopia ou astigmatismo, costumam atrapalhar o dia a dia das pessoas e comprometer os afazeres corriqueiros, como andar na rua ou ler uma mensagem ao celular.

É preciso cuidar também dos olhos. Quem dá as dicas é Marco, especialista em manutenção de óculos da Tecnóculos:

Procure um oftalmologista com frequência
Visitar um oftalmologista de tempos em tempos para um exame completo é a única forma de ter certeza que os olhos vão bem, obrigado. Problemas simples podem ser resolvidos com o uso de óculos ou lentes de contato.

Algumas doenças oculares crônicas, comuns (Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular, por exemplo), normalmente não apresentam sintomas. O exame oftalmológico é a única forma de detectar essas patologias em estágio inicial.

Leve em conta que algumas dessas doenças são hereditárias, passam de geração a geração. Saber o histórico familiar ajuda a saber se você é propenso a elas.

Alimente-se bem para proteger a visão
Cenoura, espinafre, couve. Vegetais são alimentos ricos em Carotenóides, como Luteína e Zeaxantina, que ajudam a diminuir a degeneração natural que vem com a idade e ampliar o alcance visual. Outro alimento rico em Luteína é a gema do ovo, desde que cozido.

Também o Ômega 3 traz benefícios à saúde ocular.

Use Óculos de Sol, mesmo no inverno
Os óculos escuros protegem os olhos dos raios ultravioletas. Quando for comprar seus óculos de sol, escolha aqueles que sejam capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B. É bom lembrar, na hora da compra, da qualidade das lentes. Produtos piratas ou mal feitos e até mesmo armações defeituosas podem comprometer a visão.

Higienize Lentes de Contato e óculos
Se você usa lentes de contato, lembre-se de lavar sempre as mãos antes de colocá-las ou retirá-las. As lentes também devem ser desinfetadas. As infecções virais nos olhos pela falta de higiene podem comprometer sua córnea de forma irreversível.

Cuide também dos seus óculos. Armações com defeitos ou mal higienizadas também podem comprometer a visão.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s