População não se preocupa com a saúde dos olhos

visao

Pesquisa realizada recentemente em 11 países pela KRC Research, organismo internacional de pesquisas, mostrou que 70% das pessoas abrem mão de parte da vida a perder completamente a visão.

No entanto, todo mundo acha que os olhos estão saudáveis, que não precisam ir a um oftalmologista ou simplesmente ajustar um óculos.

Segundo a pesquisa, 44% dos entrevistados acreditam que não precisam de exame oftalmológico a menos que haja um problema. 42% deles dizem que, se podem ver, é porque os olhos estão saudáveis.

A literatura médica diz que as disfunções oculares se desenvolvem de forma silenciosa. Quando se percebe, as doenças já estão em estágio avançado.

Segundo os médicos, a primeira consulta a um oftalmologista deve ser feita  ainda na maternidade, para que doenças congênitas ou hereditárias possam ser detectadas e corrigidas. Já durante a infância, a adolescência e a fase adulta, o recomendado é fazer exame todos os anos.

No Brasil, 35,8 milhões de pessoas no Brasil têm dificuldade, ainda que leve, para enxergar. Outras 6,6 milhões têm deficiência visual severa e 582 mil são cegas. Entre as principais causas de cegueira estão catarata (47%), glaucoma (12%), Degeneração Macular Relacionada à Idade — DMRI (9%), além de outras doenças importantes como ceratocone e retinopatia diabética. Os dados são da KRC Research e se referem a 2013.

Frequentar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é recomendação básica para quem quer cuidar da visão.

Outra recomendação é, caso já esteja usando óculos: faça também uma revisão no assessório. Um óculos mau ajustado também compromete a visão.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s