Pesquisa realizada recentemente em 11 países pela KRC Research, organismo internacional de pesquisas, mostrou que 70% das pessoas abrem mão de parte da vida a perder completamente a visão.
No entanto, todo mundo acha que os olhos estão saudáveis, que não precisam ir a um oftalmologista ou simplesmente ajustar um óculos.
Segundo a pesquisa, 44% dos entrevistados acreditam que não precisam de exame oftalmológico a menos que haja um problema. 42% deles dizem que, se podem ver, é porque os olhos estão saudáveis.
A literatura médica diz que as disfunções oculares se desenvolvem de forma silenciosa. Quando se percebe, as doenças já estão em estágio avançado.
Segundo os médicos, a primeira consulta a um oftalmologista deve ser feita ainda na maternidade, para que doenças congênitas ou hereditárias possam ser detectadas e corrigidas. Já durante a infância, a adolescência e a fase adulta, o recomendado é fazer exame todos os anos.
No Brasil, 35,8 milhões de pessoas no Brasil têm dificuldade, ainda que leve, para enxergar. Outras 6,6 milhões têm deficiência visual severa e 582 mil são cegas. Entre as principais causas de cegueira estão catarata (47%), glaucoma (12%), Degeneração Macular Relacionada à Idade — DMRI (9%), além de outras doenças importantes como ceratocone e retinopatia diabética. Os dados são da KRC Research e se referem a 2013.
Frequentar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é recomendação básica para quem quer cuidar da visão.
Outra recomendação é, caso já esteja usando óculos: faça também uma revisão no assessório. Um óculos mau ajustado também compromete a visão.